terça-feira, 8 de outubro de 2013

Exposição "Círio de Nazaré"

A Escola Vilhena Alves realizou hoje a exposição "Círio de Nazaré", iniciando pela manhã com a palavra da Diretora Ana Laura Azancot Gomes.

O evento foi uma proposta da gestão da escola como parte da avaliação do terceiro bimestre à qual professores e alunos se engajaram para a apresentação de informações através de textos, fotografias, miniaturas de objetos simbólicos, réplicas, filmes, apresentação musical e comidas típicas que representam os festejos religiosos e profanos agregados à celebração. A doação de alimentos para os peregrinos que ficam instalados na Paróquia de Nazaré também foi uma iniciativa da escola que contou com a solidariedade dos alunos. 

Como bem imaterial do patrimônio cultural brasileiro, a Festa do Círio de Nazaré foi apresentada na exposição como parte inerente à cultura dos paraenses instituída em 1793, com suas celebrações e festividades que reúne inúmeros devotos bem como atraem inúmeros turistas para a capital paraense.

Contamos com a alegre participação de inúmeros alunos, inclusive daqueles que professam outra religião, mas que reconhecem esse bem imaterial registrado no Livro de Registro das Celebrações / IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.



Aproveitamos para agradecer a colaboração de toda a comunidade escolar para a realização do evento que transcorreu em um clima de paz e confraternização.

Feliz Círio a todos/as!





Nenhum comentário:

Postar um comentário